“A escola é o único caminho para a democracia” (Anísio Teixeira, 1997)

Este blog tem a finalidade de divulgar as ações do CMEI para a comunidade escolar.

quarta-feira, 14 de março de 2012

HISTÓRICO DO CMEI

O Centro Municipal de Educação Infantil “Curumim” surgiu da necessidade de atendimento às crianças na faixa etária de oito meses a seis anos, ou seja, do berçário ao pré, oriundas das famílias que ocuparam o terreno da COHAB, dado como inadequado para a construção de casas, e onde se encontra hoje o bairro Jardim Carapina.
Após muitas lutas junto as autoridades competentes, a comunidade conseguiu que  Prefeitura Municipal da Serra alugasse um espaço do então proprietário conhecido como Alemão, um dos primeiros moradores do bairro, para funcionar o CEI.
O CEI “Curumim” iniciou seu atendimento à comunidade de Jardim Carapina em 18 de outubro de 1993, onde hoje funciona a EEF “Espaço Alternativo Jardim Carapina” na Avenida Boa Vista s/n, sob a direção da professora Ângela Maria Bitti Chilela  atendendo aproximadamente 285 crianças em horário integral e parcial.
O nome “Curumim”, de origem indígena, foi escolhido pelos pais e comunidade por se tratar de uma instituição que atende crianças pequenas.
Em 17 de outubro de 2001 o Centro de Educação Infantil “Curumim” com sede própria na Avenida Porto Seguro s/n, foi inaugurado atendendo a 280 crianças de zero a seis anos em horário integral e parcial, tendo na direção a professora Maria Lúcia Bitti Padilha.
Atualmente o CMEI “Curumim” atende crianças de dois a seis anos, do maternal I ao pré, em horário parcial nos turnos matutino e vespertino e mesmo assim, não consegue atender a demanda de crianças nesta faixa etária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário